Dentro das religiões de matriz africana um termo é constantemente usado por seus praticantes. O termo “XOXAR”. Isso mesmo irmãos. Xoxar seria observar com reservas, criticar, questionar, avaliar, reparar pra depois de apuradas as impressões sempre superficiais gerar um preconceito sobre o que...
É muito comum que as pessoas que não conhecem a UMBANDA quando começam a caminhar dentro da religião e experimentar as primeiras bençãos, assim que algo de ruim acontece questionam a espiritualidade e deixam sua fé ser abalada.
Calma irmão! Nem sempre o que você precisa...
Na Índia, são ensinadas “quatro leis da espiritualidade”:
A primeira diz: "A pessoa que vem é a pessoa certa". Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo conosco, têm algo para nos fazer aprender e evoluir em cada situação.
A segunda lei diz:...
Meus filhos!
Nossa vida é uma eterna caminhada,
E nessa jornada, a estrada é longa, os trajetos nos revelam surpresas, alegrias , tristezas, mas é a perseverança, a determinação que nos fazem continuar...sempre em frente.
Um dia resolvemos iniciar essa jornada em busca de nossos sonhos, de nossos...
https://www.youtube.com/watch?v=wFsXW0N0Pv4&feature=youtu.be
Olá irmãos e amigos do UMBANDA RIO e Site da Aldeia Pena Branca,
Admiro todas as iniciativas visando a promoção e divulgação da UMBANDA como religião, desfazendo equívocos, corrigindo falhas históricas e trazendo a reflexão...
Sou Umbanda
Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros...
Salve, Salve! De volta a assuntos polêmicos, Hoje eu vou falar sobre Ogã... Quantos mitos estão sendo criados em torno dessa figura, que é sim muito importante. Porém, todo direito exige deveres. O Ogã é uma figura protetora, que zela pelo bem-estar do Egbé (comunidade).
Só que hoje a coisa não é bem assim não. Muitos Ogãs estão se apoiando no status, para fazer o que bem quiser... ou até mesmo fazendo disso uma profissão e talvez dessa "profissão", tenha surgido a frase: "Ogã não tem casa!"...Vamos ao tintin por tintin:
Ogã não tem casa?!
Tem sim, afinal quem o confirmou? Alguém não é?... Se o significado de Ogã em sua essência tem ligação à figura protetora... seria o novo ogã um segurança particular? rsrsrs Não quero zombar... Mas é engraçado como quando nos deparamos com Ogãs antigos dentro do axé, notamos que há uma diferença enorme com os "novos ogãs"...E a postura é o ponto mais marcante que os difere...
O Ogã de antigamente...
Não querendo criar apologia... mas o Ogã de antigamente tinha que ser "homem", não estou falando a respeito de suas sexualidade, estou falando de postura, sempre sério, sereno e firme. Defendia seu zelador ou zeladora, a todo custo, trazia recursos para a casa. Era um verdadeiro senhor... Graças a Odé eu pude conviver e ser abençoado por alguns deles...como meu tio Ogã Aurélio, Ogã Lucas (na foto ao lado, é um exemplo de seriedade e dedicação, com mais de 30 anos ao lado do Asé Obá Oru), o Ogã Kabana de Ktempo. E o que eles têm em comum? A dedicação ao orixá e a sabedoria.
Os novos ogãs
Não estou generalizando, longe de mim... Porém o clã de novos ogãs está crescendo a olhos vistos. Geralmente tem de 17 a 26 anos, estão no candomblé desde pequenos e começam a fazer um candomblé ali, outro aculá e acabam fazendo disso uma profissão. Chegam aos terreiros, sempre com ar de soberba, e impõe o respeito às pessoas. A sim e sempre usam o nome da casa onde foram confirmados, porém na sua maioria não aparecem na casa de axé a anos. São cantadores natos... Mas será que isso é ser Ogã?
Cobrar é correto?
O ponto que está sendo discutido, não é o cobrar, e sim fazer disso uma profissão. O fato de o ogã cobrar é mais que justo... Afinal tem despesas para ir até o candomblé, muitas vezes deixa a família em casa. Então e aí? Afinal ele foi convidado para tocar o seu candomblé, nada mais que justo que ressarci-lo dessas despesas.
Ogã pode abrir casa?
Todos nós sabemos que ogãs e ekedis já nascem ojoies que não passam pelos mesmos preceitos de um yaô. Por isso falamos que ogã não pode ter casa aberta, afinal como ele vai iniciar um yaô se ele não passou pelas mesmas coisas... ele estaria dando aquilo que não tem. Todavia temos os casos dos ogãs e ekedis que foram raspados e carregaram preceito, ou seja, foram iniciados e não confirmados... Iniciar no orixá é uma coisa, confirmar é outra coisa!
Respeito
Como disse no inicio a figura do Ogã é realmente primordial dentro do candomblé, porém o mesmo respeito que damos a ele, ele também tem que por nós ter. Afinal ele foi confirmado por um zelador, ou seja, ele precisou de alguém, dai entendemos que ele não é auto-suficiente. Acima de tudo devemos respeitar as pessoas como seres humanos... desde o abiã até o mais velho egbomi...O que fica feio é quando isso sobe a cabeça e pior que aqueles que são Ogãs que sabem candomblé, sabem também que humildade abre e fecha qualquer porta, e esse sim é respeitado aonde quer que vá...Afinal sua postura e sua sabedoria são incontestáveis.
Eu sou cansado de ouvir que Ogã é folgado, que Ogã é isso e aquilo. Mas eu discordo, existem ainda muito ogãs sérios. Há uma semana eu chamei um ogã amigo meu para tocar para Exu, e ele foi, me ajudou muito, sem aceitar nenhuma ajuda e quando eu o ofereci algo, ele ainda disse que estava tomando aquilo como ofensa. Viu como são as coisas? Eu já vivi casos que Ogãs vieram até mim e falaram... “Olha Babá quando tiver macumba me chama, que eu faço barato para você!”...rsrsrs...sem noção né! O amor ao orixá às vezes parece que está desaparecendo e dando lugar para um “extrinha”. Agora você que convidar um ogã para tocar em sua casa, lógico que tenha o bom-senso de arcar com as despesas dele... como eu disse, ele vem de longe e na grande maioria carregam o candomblé nas costas, então nada mais que justo.