Dentro das religiões de matriz africana um termo é constantemente usado por seus praticantes. O termo “XOXAR”. Isso mesmo irmãos. Xoxar seria observar com reservas, criticar, questionar, avaliar, reparar pra depois de apuradas as impressões sempre superficiais gerar um preconceito sobre o que...
É muito comum que as pessoas que não conhecem a UMBANDA quando começam a caminhar dentro da religião e experimentar as primeiras bençãos, assim que algo de ruim acontece questionam a espiritualidade e deixam sua fé ser abalada.
Calma irmão! Nem sempre o que você precisa...
Na Índia, são ensinadas “quatro leis da espiritualidade”:
A primeira diz: "A pessoa que vem é a pessoa certa". Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo conosco, têm algo para nos fazer aprender e evoluir em cada situação.
A segunda lei diz:...
Meus filhos!
Nossa vida é uma eterna caminhada,
E nessa jornada, a estrada é longa, os trajetos nos revelam surpresas, alegrias , tristezas, mas é a perseverança, a determinação que nos fazem continuar...sempre em frente.
Um dia resolvemos iniciar essa jornada em busca de nossos sonhos, de nossos...
https://www.youtube.com/watch?v=wFsXW0N0Pv4&feature=youtu.be
Olá irmãos e amigos do UMBANDA RIO e Site da Aldeia Pena Branca,
Admiro todas as iniciativas visando a promoção e divulgação da UMBANDA como religião, desfazendo equívocos, corrigindo falhas históricas e trazendo a reflexão...
Sou Umbanda
Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros...
Página inicial > O que pedir quando se vai a um terreiro?
O que pedir quando se vai a um terreiro?
09-09-2012 23:44
Estava pensando nesses dias o que leva tantas pessoas a irem procurar um terreiro de Umbanda pra pedir o mal as nossas tão amigas e boas entidades? Sabemos que falta informação e a sociedade entende como toda e qualquer manifestação espiritual com "macumba" expressão pejorativa que acabou se transformando em sinônimo de baixa magia.
Cabe a nós desfazermos todos esses equívocos. Obvio que não saio por ai defendendo nem catequizando quem quer que seja sobre minha opção religiosa, mas sabemos porém que muitos dos nossos irmãos mal informados ou até intencionalmente acabam por divulgar uma informação distorcida sobre os reais poderes de nossos guias e mentores espirituais, como se eles estivesse acima do bem e do mal e principalmente a revelia do olhar de nossos guias chefes e principalmente de Olorum Deus Pai todo poderoso.
O que leva alguém a achar que merece mais que alguem uma graça ou entender que um espirito se venderia ou se trocaria por um charuto e uma cachaça.
Mais uma vez reconhecemos que a nossa sociedade é apresentada a uma religião mística, cheia de ocultismo que acaba por tornar pouco acessível nossos fundamentos e rituais e o encontro com esses rituais , sempre envolvidos de muito mistério acaba por revelar que ainda estamos muito distantes dos princípios que norteiam nossa religião. Por isso é imperioso que distanciemos de nossas entidades e guias espirituais toda e qualquer referência que os associem a energias malignas.
Lembremos – nos que todo o trabalho de Umbanda é regido por Oxalá sob o comando da grande espiritualidade e de nosso guia chefe. Onde estão os maus sentimentos, as más intenções, a mentira, a raiva, o ódio, a vingança e principalmente a falta de amor, nossos guias e principalmente a força de nosso Pai Maior não estará.