Recadinho do coração:
Viva pra sua religião com respeito e comprometimento, aprendam tudo o que puderem para quando precisar falar sobre ela, souber o que estão falando.
No início, não se desgaste tentando explicar a quem já tem sua opinião formada, pois isso é dar...
AS SETE FORÇAS DO MÉDIUM
1 - O AMOR - É O Supremo criador, o poder absoluto que gerou a natureza e todas as outras coisas É a força eterna, fonte do tudo e do nada. O amor é a base de tudo, envolve a estrutura de todos os fatos no desenvolvimento.
2 - A PIEDADE - É o sentimento de devoção e...
Religião e família. - Pai Alex D'Oxalá -
É inquestionável que os templos espiritualistas hoje se tornaram grandes núcleos familiares.
Pais, filhos , irmãos, cônjuges ...todos se transformam em irmãos de fé quando vestidos de branco e descalços no chão de umban...
da buscam pela...
Umbanda na adolescência por Pai Alex d'Oxalá
Existe uma pergunta que sempre norteia as questões da espiritualidade:
A idade ideal para um médium iniciar suas atividades mediunicas. Entendendo que os assuntos do espirito devem vistos de vários ângulos e na adolescência ocorre a eclosão de...
Médiuns em desenvolvimento:
Da série Pai Alex responde:
Filho de santo: Pai Alex! O que deve fazer um médium em desenvolvimento?
Pai Alex: O medium em desenvolvimento precisa estar apto a aprender. Ouvindo , vendo e sentindo tudo que acontece durante esse período tão...
Você, que veio das estrelas e deu o grande mergulho no mundo de matéria, você, que veio das estrelas e, com o sacrifício de sua própria origem cósmica, abrigou-se num invólucro de carne.
Você, que veio das estrelas, e abandonou a realidade universal para habitar o mundo de ilusões.
Você, que...
Estava pensando nesses dias o que leva tantas pessoas a irem procurar um terreiro de Umbanda pra pedir o mal as nossas tão amigas e boas entidades?
Sabemos que falta informação e a sociedade entende como toda e qualquer manifestação espiritual com "macumba" expressão pejorativa que acabou se...
Escolha de um Sacerdote
Certo dia, num terreiro, com a morte de um sacerdote, foi preciso encontrar um substituto. Outro sacerdote convocou, então, todos os filhos para descobrir quem seria.
Com muita tranquilidade, falou:
- Assumirá o posto o filho que conseguir resolver primeiro...
OS QUATRO ELEMENTOS
- "Seja terra", disse o mestre. "A terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é
perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo".
"Seja água", disse o mestre. "A água...
Muitos são os mitos que surgem dentro da Umbanda e a “surra” dos Guias é um deles.
Infelizmente esse mito insiste em perdurar no meio umbandista.
Várias são as pessoas que procuram terreiros ou se afastam da religião afirmando que a espiritualidade ou os guias fizeram com que a vida do médium regredisse ou então porque “alguém” disse que sua vida não está correndo bem (falta de trabalho, saúde, relacionamento, clientes, etc.) porque os Guias estão lhe dando uma surra pelos mais variados motivos: não fez sua obrigação, não desenvolveu sua mediunidade, etc.
Bom, vamos entender isso:
A mediunidade não é um castigo.É um dom que precisamos entender e aproveitar para nosso crescimento pessoal e espiritual.
Os Guias de Lei da Umbanda, são espíritos altamente evoluídos, são espíritos de luz a serviço da Luz.
Possuem um grau de compreensão e conhecimento muito acima do nosso, por isso tem a missão de nos guiar, conduzir, nos ensinar, nos amparar e nos fortalecer para que possamos fazer nossa caminhada.Não é atoa que são conhecidos como GUIAS.
Agora cabe ao médium se tornar um instrumento afinado para receber as mensagens , traduzi-las e aplica-las na vida cotidiana.Não podemos esperar da espiritualidade o que só nos podemos fazer. Os guias nos ensinam a caminhar. Não caminham por nós.
Se estas não forem as orientações do “guia” que você esteja se aconselhando, preste atenção!
Muitas vezes, os Guias nos cobram atitudes e padrões de comportamento que deveríamos tomar para o nosso crescimento e desenvolvimento, e automaticamente para melhoria de nossa qualidade de vida. Pois muitas vezes nossa acomodação a processos internos ou externos nos torna estagnamos em nossa jornada.
Mas nunca um Guia irá criar problemas na vida de alguém que esteja querendo se melhorar, crescer, aprender e evoluir. Ele está lá para nos ajudar e nos orientar, não para decidir por nós e de forma nenhuma serem causadores de desequilibrios, intrigas, confusões e discórdias.
Acontece que muitos médiuns por falta de conhecimento, vaidade, etc. … Se desvirtuam em seus padrões de comportamento, tanto espiritual como material. Com isso começam a negativar seu campo vibratório e mediúnico e começam a perder o amparo e a protecção espiritual dos Guias de luz. Não porque eles se afastam, mas sim por não conseguirem manter uma linha de ressonância e afinidade com seus tutelados.
Quando isso começa a acontecer os Guias muitas vezes nos chamam a luz da razão, nos alertando para o nosso comportamento. Mas se são ignorados, pois temos o direito livre de escolha, tentam nos mostrar de outras forma que nossas atitudes não são ou não estão coerentes.
Mas, se mesmo assim teimamos em não perceber, nos permitem ficar a mercê das consequências de nossas próprias ações.
Entendam, não são os Guias que se afastam de nós, somos nós que nos afastamos deles!
Com isso, podemos criar um linha de afinidade com espíritos negativos que se afinizam com nosso padrão espiritual, consciencial e energético.
Muitas vezes esses espíritos, se aproveitam da leviandade dos médiuns e se fazem passar por seus Guias, criando muitas vezes grandes confusões na vida tanto do próprio médium como daqueles que se “aconselham” com ele.
Porém isso nada mais são do que consequências de uma postura leviana.
A cada um suas obras, já dizia o Divino Mestre.
Sabemos que toda a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Caso você esteja tendo algum problema de ordem espiritual ou mediúnica, procure ajuda e esclarecimento, mas saiba que a causa muitas vezes pode estar numa atitude que você insiste em não querer mudar.