UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS - Inédito, do livro “Um pedaço de chuva no bolso” - José Geraldo Neres.
UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS
Sou os pés descalços a perambular Palmares. A molhar a terra com o suor: as lágrimas são bichos incansáveis, e não servem para plantação. Os pés dançam,...
Sinopse - Deuses de dois mundos - O livro do silêncio - PJ Pereira
Na África ancestral, Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, não entende por que seus instrumentos se calaram. Nos dias atuais, um jovem jornalista se aventura pelas ruas de São Paulo, tentando fugir de uma missão que não...
Irmãos e amigos da Aldeia Temos muito a agradecer. Nosso ano de 2013 foi um ano de muitas provações, de muita luta e de muitas vitórias. Por isso nossa mensagem de fim de ano não poderia deixar de ser uma prece.
Pai da criação, Deus de bondade e luz que tudo clareia; Nesse momento me...
Sou igual a você, a gente acorda e dorme,
Chora e sorri,
Briga e namora,
Anda de bicicleta e faz amor,
Se joga na vida e espera o melhor que ela possa nos dar,
Acreditamos em DEUS, em JESUS e em nossos guias e ORIXÁS,
E sabemos que DEUS nos ama, como ama você também, pois ele...
Se você é um médium...
Se você é um médium que, ao terminar os trabalhos, sente uma alegria enorme não se importando se trabalhou incorporado ou se “apenas” ajudou na organização da casa.
Se você sente-se honrado por ter a oportunidade de sentir a presença dos maravilhosos Pretos...
A internet definitivamente é um veículo de alcance incomensurável e sendo usado da forma correta trará uma grande contribuição a promoção e conscientização dos seguidores de Umbanda. Porém infelizmente são tantos os canais, tanta informação, tanta...
DESPAÇHOS, OFERENDAS E A LIMPEZA DO ESPAÇO PÚBLICO
É uma prática das religiões afro brasileiras a entrega de Oferendas e a Realização de Despachos. O significado das duas coisas é bem diferente e a...
O mistério EXU CAVEIRA
Muito já se ouviu falar sobre esse poderoso guardião, mas sempre todos os textos que se referem a ele vêm recobertos de muita mística e pouco significado. Muitos são os médiuns que ainda sentem estranheza e medo dessa manifestação quando ela deveria ser acompanhada do...
Muitos centros de umbanda fecham ou tem o atendimento limitado no período do carnaval e quaresma mesmo não sendo datas ligadas a nossa religião. Porque isso acontece?
A dúvida sobre o funcionamento das casas de santo (os terreiros de umbanda) durante o carnaval e quaresma, vem da época que os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados com os santos católicos.
Como o período da quaresma corresponde a uma época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos terreiros de umbanda e candomblé ficavam em uma posição delicada junto a comunidade católica e fechavam as portas para não ter problemas com as autoridades locais e com as pessoas em geral, quando poderiam ser acusados de desrespeitosos com a religião católica.
As pessoas consideravam que as casas de santo não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na quaresma, a exemplo da igreja católica que deixa suas imagens cobertas por mantos de cor roxa em sinal de respeito, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo.
Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos e não pertencem a religião umbandista. A quaresma para nós vai marcar apenas o final do ano litúrgico na umbanda, com a chegada da semana santa e da páscoa.
OS TERREIROS DE UMBANDA PRECISAM PARAR AS ATIVIDADES NA QUARESMA?
As casas de santo não precisam parar suas atividades durante a quaresma e podem funcionar normalmente, pois não estão ligadas aos dogmas da igreja católica que determinem que não possam fazer atendimento espiritual nessa ocasião.
Certos terreiros de umbanda tem preferencia por trabalhar apenas com Exús e Pomba giras na quaresma; outras casas de santo preferem trabalhar na linha de Pretos Velhos e Caboclos. Vai depender da linha de trabalho espiritual seguida em cada casa de santo.