Dentro das religiões de matriz africana um termo é constantemente usado por seus praticantes. O termo “XOXAR”. Isso mesmo irmãos. Xoxar seria observar com reservas, criticar, questionar, avaliar, reparar pra depois de apuradas as impressões sempre superficiais gerar um preconceito sobre o que vê e vive em casas de santo. Isso é comum nas casas de umbanda e candomblé.
Irmãos. Hoje em dia nossas religiões se permitiram influenciar por inovações e avanços, tentando caminhar juntamente com a sociedade e na tentativa de cumprirmos nossa missão de agregar e nunca segregar. Por isso a UMBANDA vem crescendo muito. Temos Umbandas de várias formas. Umas mais africanizadas, outras mais voltadas para o lado kardecista, mas todas buscando o progresso espiritual de seus seguidores, praticando o amor e a caridade desinteressada. Porém é só chegarmos numa casa que se o filho não veste baiana e usa jaleco pra estar errado.
Se o caboclo usa penacho é muito carnavalesco. Se veste estampado está querendo aparecer. Essas e outras observações são constantes e nunca paramos pra perguntar o que acontece no coração de cada um que ali está. Na fé que faz com que as pessoas se dispam de toda a vaidade, se coloquem em contato com a espiritualidade para sermos tocados pela luz e pela força dos nossos bons mensageiros de aruanda. Nossa religião obriga por suas vestes, pelo pé no chão, pela humildade plena a todos que a buscam se colocarem nas condições de humildade, devoção e louvor ao divino que nos iguala a todos. Porém HUMILDADE em nada tem a ver com HUMILHAÇÃO. Todos trazemos uma história, uma cultura, referências e principalmente uma ORDEM ESPIRITUAL que permite que se aquela casa se constitui na TERRA com a força de seus seguidores é porque no ASTRAL essa mesma força está plasmada orientando a todos que ali estão na busca do cumprimento da missão de aplacadores do sofrimento humano.
UMBANDA TEM FUNDAMENTO e é preciso ENSINAR. Não podemos admitir mais as fábricas de dirigentes, a venda de cargos, a vaidade desenfreada, a falta de compromisso espiritual dos que dirigem os terreiros e principalmente a distorção de valores que estabelece que o DINHEIRO vem na frente do AMOR ao ORIXÁ. Por isso ao chegar a uma CASA UMBANDISTA pise com respeito não só ao zelador e seus seguidores, mas sim a toda a sua história , trajetória e que se ali está diante de todos levando sua palavra e axé , com certeza na espiritualidade, energias muito maiores que a sua LINGUA determinaram que isso deveria acontecer. Só OXALÁ aponta a estrela que irá BRILHAR. Os que não estiverem satisfeitos RECLAMEM COM OXALÁ!
Pai Alex d'Oxalá - Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca
Pai Alex D'Oxala | UMBANDA RIO | casa de santo | terreiro | respeito no santo | oxalá | Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca
© 2011 Todos os direitos reservados.