Irmão Umbandista não deixe de responder o nosso Quizz Umbanda, nos envie as respostas através do Link "envie sugestões e comentários", ou através do e-mail: aldeiapenabranca@gmail.com. Todas as respostas serão corrigidas pelo Pai Alex D'Oxalá! Os irmãos que acertarem serão presenteados...
Quem espera sempre alcança - Desenvolvimento Mediunico
A pressa é inimiga da compreensão
É impressionante a pressa que alguns médiuns iniciantes tem, em mal entrar em um Terreiro de Umbanda, e já "sair incorporando".
Entendemos a pressa do médium em "começar a fazer caridade", mas...
Chakras
De acordo com a filosofia Hindu, o ser humano tem 3 corpos espirituais:
- Perispirito
- Duplo etérico – corpo semi-material e semi-espiritual
- Corpo físico
A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro ou plexo. Nesta forma eles são...
Estudo sobre ervas
Na Umbanda e no Candomblé usam-se os banhos e amacis, para se firmar as energias dos médiuns. Até mesmo em culturas antigas se usavam além de incensos muitas essências especiais. Até mesmo nos...
Umbanda, uma religião includente e democrática.
Como explicaríamos a nossa religião de uma forma simples e educativa?
Principalmente nós que somos tão seriamente perseguidos pelo preconceito e por equívocos de algumas correntes que nos confundem com feiticeiros e/ou praticantes de...
É com muito orgulho que a nossa página de Internet foi lançada hoje.
Através dela pretendemos divulgar a nossa querida Umbanda, e levar até os nossos irmãos, informações sobre nosso trabalho e sobre a nossa religião.
Postaremos Artigos, trabalhos de pesquisa dos médiuns e apostilas.
Contamos com...
É inquestionável que os templos espiritualistas hoje se tornaram grandes núcleos familiares.
Pais, filhos , irmãos, cônjuges ...todos se transformam em irmãos de fé quando vestidos de branco e descalços no chão de umban...
da buscam pela iluminação espiritual de nossos bons guias e mentores espirituais e na prática da caridade incondicional praticado através do atendimento mediúnico e fraterno, levando aos assistidos essa maravilhosa sensação de sempre estar em casa. A caminhada feita em família é sempre coroada de muitas felicidades e ajuda na consolidação dos valores morais e espirituais, porém deve ser cercada de vários cuidados.
Ao buscar um terreiro de Umbanda quer seja para iniciar um tratamento ou para se juntar ao corpo mediúnico é importante que isso seja feito de comum acordo entre os familiares porque esse apoio inicial é muito importante no início da trajetória em busca da cura, da graça e das iluminações comuns a uma caminhada equilibrada e coerente dentro do chão de Umbanda. Infelizmente para os ignorantes ainda se observam uma série de barreiras e equívocos envolvendo os trabalhos de Umbanda levando nossos familiares a acharem que buscamos uma casa espiritualista de umbanda para praticar o mal ou no mínimo o nosso bem egoístico sem pensar no próximo ou como aquele ato poderia nos prejudicar ou a outrem. Porém é importante enfatizar que casas sérias de Umbanda se preocupam em acima de tudo em educar o assistido sobre suas limitações físicas, emocionais e espirituais e como a partir da busca de ajuda, a espiritualidade poderá ajuda-lo e como principalmente como o próprio poderá se ajudar na solução de seus problemas.
Convide os membros de sua família a conhecerem a casa espiritual que tanto lhe faz bem e se lhe amam e querem seu bem entenderão que se você está feliz e sua felicidade é importante aprenderão a respeitar e apoiar sua opção religiosa. Agora entendam que a opção religiosa é uma caminhada individual. Entendam que viemos a TERRA sozinhos e voltaremos a TERRA para nos elevarmos a partir de nossas posturas e atitudes individualmente. Por isso sem discussões ou dissoluções familiares peça ajuda dos seus guias e mentores para que ajudem a sensibilizar seus familiares para que entendam sua escolha.
Outra situação muito comum é a participação de casais nos terreiros. Se entendermos que a casa espiritual é uma grande família, porque não podemos ter junto nossa esposa, namorada, marido ou namorado? É muito lindo observarmos uma relação alicerçada nas bases de uma doutrina tão bonita baseada na caridade e no amor. Infelizmente o que interferiria nessa convivência e aprendizado saudáveis é a maneira como os casais conduzem suas vidas da porta pra fora dos terreiros de modo que qualquer desentendimento pode impactar nos trabalhos espirituais, no relacionamento fraterno e até na desarmonia do conjunto de médiuns que nada tem a ver com problemas pessoais e íntimos de quem quer que seja. O templo é local de buscarmos a espiritualidade, e mesmo sabendo quanto é difícil, devemos praticar o exercício de nos despirmos dos problemas e dilemas da vida cotidiana para podermos vestir o branco da paz de Oxalá ao entrarmos no terreiro.
Outra pergunta que constantemente é feita aos dirigentes é:
O pai ou mãe de santo pode iniciar seus filhos carnais na religião?
Entendendo que nossa religião sofre a influência de muitas correntes doutrinárias e principalmente das religiões de origem africana, os antigos têm por costume não iniciar seus filhos carnais, nem dar obrigação em suas esposas ou maridos. Esses conceitos muito mais tem haver com valores morais do que espirituais. Seria a mesma referência de um médico operar seu próprio familiar, as emoções envolvidas e a maneira como isso poderia interferir negativamente. Cada casa, cada caso, deverá ser julgado a parte de acordo com a raiz e os valores de cada dirigente. Porém entendemos que tudo que possa ser feito para fortalecer os laços da família carnal que se forma no ventre espiritualista será positivo para elevar ainda mais nossa religião e honrar essa linda herança deixada por nossos ancestrais.