UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS - Inédito, do livro “Um pedaço de chuva no bolso” - José Geraldo Neres.
UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS
Sou os pés descalços a perambular Palmares. A molhar a terra com o suor: as lágrimas são bichos incansáveis, e não servem para plantação. Os pés dançam,...
Sinopse - Deuses de dois mundos - O livro do silêncio - PJ Pereira
Na África ancestral, Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, não entende por que seus instrumentos se calaram. Nos dias atuais, um jovem jornalista se aventura pelas ruas de São Paulo, tentando fugir de uma missão que não...
Irmãos e amigos da Aldeia Temos muito a agradecer. Nosso ano de 2013 foi um ano de muitas provações, de muita luta e de muitas vitórias. Por isso nossa mensagem de fim de ano não poderia deixar de ser uma prece.
Pai da criação, Deus de bondade e luz que tudo clareia; Nesse momento me...
Sou igual a você, a gente acorda e dorme,
Chora e sorri,
Briga e namora,
Anda de bicicleta e faz amor,
Se joga na vida e espera o melhor que ela possa nos dar,
Acreditamos em DEUS, em JESUS e em nossos guias e ORIXÁS,
E sabemos que DEUS nos ama, como ama você também, pois ele...
Se você é um médium...
Se você é um médium que, ao terminar os trabalhos, sente uma alegria enorme não se importando se trabalhou incorporado ou se “apenas” ajudou na organização da casa.
Se você sente-se honrado por ter a oportunidade de sentir a presença dos maravilhosos Pretos...
A internet definitivamente é um veículo de alcance incomensurável e sendo usado da forma correta trará uma grande contribuição a promoção e conscientização dos seguidores de Umbanda. Porém infelizmente são tantos os canais, tanta informação, tanta...
DESPAÇHOS, OFERENDAS E A LIMPEZA DO ESPAÇO PÚBLICO
É uma prática das religiões afro brasileiras a entrega de Oferendas e a Realização de Despachos. O significado das duas coisas é bem diferente e a...
O mistério EXU CAVEIRA
Muito já se ouviu falar sobre esse poderoso guardião, mas sempre todos os textos que se referem a ele vêm recobertos de muita mística e pouco significado. Muitos são os médiuns que ainda sentem estranheza e medo dessa manifestação quando ela deveria ser acompanhada do...
Vivemos um momento muito difícil. Por mais de 100 anos vivemos lutando e impondo de forma pacífica e ordeira nossa crença e nossos valores e mesmo na contra mão, remando contra a maré alcançamos muitas conquistas. Temos a simpatia de grande parte da população brasileira de BRASIL DE TODOS OS SANTOS, DE TODAS AS CORES E MAGIAS. Uma terra naturalmente MÁGICA, envolta em mistérios e lendas maravilhosas.
A nossa herança ancestral africana e indígena é fantástica, pois além do poder das ervas, do batuque, da música, da culinária, da língua e da beleza de nosso povo, nos trouxe a força de nossa RELIGIÃO.
A UMBANDA É PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO. Nossos colonizadores nos enfiaram GOELA ABAIXO as crenças católicas apostólicas romanas e nossa identidade AFRO INDIGENA foi severamente agredida. Mas no nosso sangue corre o sangue de um povo resistente e combatente, alegre e espirituoso que mesmo diante do poder dominador da colonização encontrou formas de lentamente ir ganhando a confiança e a simpatia daqueles que nos oprimiam e condenavam.
Nossos tambores são ENVOLVENTES, nossa culinária é APETITOSA, nossa magia desperta o interesse e nos leva ao DEUS MAIOR ...ao DEUS QUE MORA NO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS.
O DEUS que habita as montanhas de PAI XANGÔ, as águas de OXUM e YEMANJÁ, a brisa fresca e as ventanias de OYA, a lama medicinal, o barro elementar de NANÃ, a força da palha e da cura de OBALUAIÊ, os caminhos, encontros e desencontros de EXU. Somos MONOTEÍSTAS pois acreditamos que toda força vem de DEUS (OLORUM) e do raio supremo de JESUS CRISTO (ORIXALÁ) que vibra em todas as cores, em todas as formas e forças levando a força de cada ORIXÁ como resposta individual a nossa essência, ao nosso maior encontro.
Portanto irmãos...NÃO NOS DEIXEMOS ABATER!
Sejamos as cachoeiras de mãe Oxum.
São os obstáculos que fazem suas águas prosseguirem. Nenhuma rocha, por mais resistente que seja, é capaz de deter a água. Ela tem sabedoria para contorná-la e seguir em frente, com a força da suavidade.
Sejamos as montanhas de Pai Xangô
A rocha incorruptível nos transmite a força, a fé e a determinação necessárias a alcançar seu cumê e por consequência nos aproximarmos mais de DEUS.
Sejamos os oceanos de Mãe Yemanjá.
Toda força e o alimento necessários ao homem vem das águas do MAR. Que o sabor da lágrima que hoje derramamos diante de tantos desafios, tantas agressões e injustiças lançadas a nós retorne como bênçãos de paz e amor de nossa mãe maior.
E que OXALÁ não nos permita perder a coerência e a determinação em defendermos a PAZ e acima de tudo os nossos valores e a nossa tradição.
Alex d’Oxalá
Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca