Olá meus irmãos...
Gostaria muito de comemorar os 103 anos da Umbanda, porém nesse dia me permito refletir:
Será que a UMBANDA tem o que comemorar?
A Umbanda, uma manifestação divina em auxílio dos necessitados,aos doentes do corpo e dos espirito.
Será que nos honramos...
O médium Folgado
O Médium folgado aparece de vez em quando. É o último a chegar e o primeiro a ir embora. Sempre com uma boa desculpa na ponta da língua. Chega no templo, troca de roupa, põe a fofoca em dia e vai para corrente. Corpo físico e vaidade presentes, espírito e...
Você tem o poder de criar o seu próprio destino
- Você é e sempre foi um sucesso! Não acredita? Posso provar. Sua vida é obra sua. Você é responsável por suas experiências. Mesmo aquelas que parecem não depender de você foram atraídas por sua forma de...
Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca - 2 anos de existência
AMOR - FÉ - JUSTIÇA - TRABALHO E DISCIPLINA
Uma longa viagem começa no primeiro passo.
Nessa longa jornada, trilhando a estrada da vida estaremos constantemente semeando e colhendo. A cada dia uma nova semente em...
São "eles" e somos nós!
Primeiro o vazio do silêncio, que nos invade...
Depois...
Tremores, calor... Torpor.
Rumores correm em nossos ouvidos!
Murmúrios...
Sussuros kármicos... Espirituais.
São "eles"!
Exús, Oguns, Caboclos e Falangeiros.
Sociedade etérea...
Quântica matéria...
"Amigos"...
Aceitando a missão mediunica.
Por Pai Alex d'Oxalá
Viver a mediunidade é uma descoberta diária. Começa na nossa aceitação da condição de instrumentos da espiritualidade na prática da caridade. A mediunidade é uma faculdade que precisa ser estudada e entendida como uma saída, uma janela, um...
Há muito tempo atrás
Por Alex d Oxalá
Há muito tempo atrás num terreiro distante
Só de pensar, queria eu fazer o tempo voltar...
Coisas tão lindas que não vemos mais
Que saudades eu tenho das Umbandas de tempos atrás
Casas humildes, no chão de terra, fogão de lenha e
paredes pintadas de...
Consequencias do Fanatismo
Em qualquer religião, o fanatismo é condenável, principalmente na umbanda. Não me refiro à paixão extrema da sua religiosidade.
Alguns adeptos da umbanda não sabem separar a religião de seus afazeres tradicionais, como o trabalho, a...
A LUZ DA CHAMA ACESA
Um dos símbolos mais significativos de nossa religião está na luz da chama acesa nos gongás, assentamentos e pontos de força. A chama da vela desperta o espírito do fogo “ salamandras” e representa a união dos elementos mágicos necessários a abertura dos portais...
VOCÊ É UMBANDISTA ?
Uma das questões de relevância dentro da comunidade umbandista diz respeito a se apontar, dentro de um raciocínio aplicável, a consciência do ser humano, se determinadas pessoas podem ser consideradas, de fato e de direito, como filhos da Corrente Astral de Umbanda.
Não...
Filho de santo: Pai Alex! O que deve fazer um médium em desenvolvimento? Pai Alex: O medium em desenvolvimento precisa estar apto a aprender. Ouvindo , vendo e sentindo tudo que acontece durante esse período tão importante que é o desenvolvimento.
Filho de santo: Pai como devo me comportar nas giras de desenvolvimento? Pai Alex: Essa é a oportunidade onde vc pode tirar suas duvidas, estar mais próxima do seu zelador, dos irmãos trabalhadores e principalmente mais próximo dos seus guias e mentores , pois nesses dias você terá a oportunidade de calmamente entrar em contato com essas energias de maneira direcionada e tranquila.
Filho de santo: Pai Alex, como devo me comportar nas giras públicas? Pai Alex: Nas giras públicas o médium em desenvolvimento tem várias atividades. Ele pode a partir de uma preparação ajudar nas defumações, ajudar cambonando, cantando, vibrando, orientando os assistidos e principalmente aprendendo.
Filho de santo: Mas Pai Alex se não estiver cambonando como posso ajudar efetivamente na roda? Pai Alex: Uma das atividades importantes do medium em desenvolvimento e que não está cambonando nenhuma entidade é segurar a gira ajudando a curimba da casa. A casa tem um hinário com os pontos mais comuns puxados e do lado dos ogãs ou prestando atenção neles podemos efetivamente ajudar e aprender muito. Podemos também ordenar o atendimento facilitando o acesso dos assistidos aos guias, principalmente porque os cambonos não podem sair dos seus lugares, por isso podem providenciar uma água, uma caneta, ou qualquer coisa que o cambono solicite.
Filho de santo: Pai Alex estando na roda cambonando ao término poderei desenvolver meus guias? Pai Alex: As atividades da aldeia são públicas e fechadas. As atividades públicas são direcionadas ao público onde estaremos trabalhando na caridade e todos os esforços estão concentrados em dar suporte aos médiuns de trabalho e atender aos assistidos. Por isso os médiuns em desenvolvimento devem estar sempre conectados nas necessidades dos médiuns e assistidos. Por isso nesses dias podemos não ter o tempo e a qualidade necessárias a um desenvolvimento mediunico. Os guias que você estiver cambonando, de acordo com o tempo disponível e o trabalho realizado podem orientar e trazer seus guias momentaneamente para vibrar e deixar sua energia equilibrada.
Filho de santo: Mas se não tiver cambonando eu posso incorporar com meus guias? Pai Alex: Como já foi explicado as giras públicas tem outra finalidade e a manifestação de um guia num médium em desenvolvimento pode ser inoportuna já que não haveria o tempo, nem o tratamento necessário para esses casos.
Filho de santo: Mas se eu ficar passando mal na roda??? Pai Alex: Essa expressão "passar mal" deveria ser reformulada, pois tudo que vem dos nosso guias deve ser interpretado como coisa boa, benefica, estaremos sentindo energia, o que indica que nossos guias estão presentes, que a gira está firme e não que iremos incorporar, até porque nossos guias vem prontos, nós estamos em desenvolvimento, e eles só vem a terra em missão de trabalho.