Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca – Uma História de Amor
Nossa Fraternidade iniciou seus trabalhos com 5 médiuns em 26/07/2009 em um Pequeno terreiro em Marechal Hermes no dia de Nanã Buruque, nossa Vovó de Umbanda, que nos ajudou com sua força da criação e...
Vamos lá! Pesquisem....vamos debater! Deixe sua resposta no link Livro de visitas, ou nos envie um post no link " Contatos"...vamos estudar juntos. Sua opinião é muito importante para nós! Só dividindo conhecimento vamos construir cada vez mais uma Umbanda Séria de Paz e amor!
Paz e...
Tenho lido vários posts que dizem" Eu sou umbandista e faço caridade." Será que essas pessoas são tão pressunçosas a ponto de se acharem melhor que seus guias?Ou simplesmente não entendem que eles são apenas instrumentos da espiritualidade na manifestação da caridade...
ATÉ ONDE VAI SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO MEMBRO DE UMA CASA UMBANDISTA?
Deve haver dentro de cada um de nós, a consciência de que a nossa responsabilidade espiritual não se limita a “vestir o branco”, e participar das Sessões Espíritas. Temos que nos mostrar...
Não confunda o MÉDIUM com a ENTIDADE!
É muito comum ver esse tipo de confusão sendo feita pelos consulentes, pessoas que vão ali no terreiro para conversar com as entidades, pedir conselhos ou apenas ouvir uma palavra de conforto pois, muitas vezes, elas fixam em suas cabeças a imagem...
Axé da Noite
Axé a todos os "Seus" e a todas as "Marias"!
Saravá Seu Tranca Rua...
Marabô, Sete Brasas, Tatá Caveira, Meia Noite, Arranca Tôco, Tiriri... Capa Preta!
Mojubá Maria Mulambo...
Farrapo, Padilha, Rosa Vermelha, Menina, Navalha, Rainha, Sete Saias......
OS 10 MANDAMENTOS DE UMBANDA:
Os 10 Mandamentos que governam a Umbanda são:
1) Sempre responder o mal com o bem;
2) A intolerância com a fraternidade;
3) A calúnia com o perdão;
4) A incredulidade com a fé;
5) A indiferença com a caridade;
6) A...
Muitos são os mitos que surgem dentro da Umbanda e a “surra” dos Guias é um deles.
Infelizmente esse mito insiste em perdurar no meio umbandista.
Várias são as pessoas que procuram terreiros ou se afastam da religião afirmando que a...
Mais um ano novo se aproxima...
Todas as nossos sonhos, esperanças e desejos estão no ar.
É tempo de renovar os votos da construção de um mundo melhor...
É tempo de renovarmos a nossa fé em Olorum, nos Orixás, em nossos guias, mentores e protetores.
É tempo de agradecer...
Obrigado...
Olá irmãos!
Setembro é um mês especial e onde a energia está sempre lá em cima em função da chegada da primavera, do despertar das flores e da renovação promovida pelo outono.
É o mês do renascimento representado pelas crianças. Afinal qual... o dia das crianças mesmo? 27 de setembro ou 12 de Outubro?
Para nós Umbandistas, dia da criança é todo dia pois essas energias estão muito presentes.
Agora nunca é demais falar sobre as manifestações infantis na UMBANDA.
Porém ainda existe muita confusão. O QUE É ERÊ ? O QUE É IBEIJI? QUEM É DOUM?
Nossa religião como já sabemos recebe uma forte influência do sincretismo. Dentro da Umbanda associamos a figura dos santos Católicos COSME e DAMIÃO as divindades africanas conhecidas como IBEIJIS.
Ibeiji ou Igbeiji são os orixás gêmeos da vida. Sendo que os itans contam que são dois as crianças ibeijis sendo a mais velha Taiwo e a mais nova Kehinde. Também contam as lendas que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Embora não apareça de forma física essa energia é muito cultuada e em espirito interage e se faz representar nas lendas.. Essa criança é chamada de DOUM ou IDOUWN, que personifica as crianças com até sete (7) anos, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Entre os adeptos da Umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Mas, embora não apareça de forma física, Doum também é venerado e respeitado como parte da família dos Ibejis, considerado “aquele que não veio”. Por isso, o mito de Doum também serve de consolo quando uma criança morre bebê ou ainda no ventre materno. Nesses casos, a partida é entendida como o retorno de um desses seres divinos ao mundo do qual não conseguiu se despedir.
Na Umbanda nos conhecemos como COSMINHOS ou como IBEIJIS os espíritos que utilizam da roupagem fluídica de crianças para o trabalho caritativo. Muitas casas também identificam esses espíritos como ERÊS.
Mas o que são os ERÊS?
O Ere, na verdade, é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Ere é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Ere conhece todas as preocupações do iyawo (iniciado no candomblé), também aí chamado de omon-tú ou "criança-nova". O comportamento do iniciado em estado de Ere é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iaô, segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas, chamado Panan ou Apanan.
Ou seja, trazemos forte influência do candomblé e a forma como nos referimos as entidades as vezes ganha uma interpretação própria, um carinho , uma identidade especial. A própria etmologia da palavra ERÊ vem de Irê que é brincadeira. Porém é um equivoco a um filho de umbanda de chamar seu espirito trabalhador da falange de Ibeiji de ERÊ, pois só conhece seu erê aquele que passa pelos rituais de iniciação no Candomblé.
O que pensam disso? Vamos falar sobre?