Recadinho do coração:
Viva pra sua religião com respeito e comprometimento, aprendam tudo o que puderem para quando precisar falar sobre ela, souber o que estão falando.
No início, não se desgaste tentando explicar a quem já tem sua opinião formada, pois isso é dar...
AS SETE FORÇAS DO MÉDIUM
1 - O AMOR - É O Supremo criador, o poder absoluto que gerou a natureza e todas as outras coisas É a força eterna, fonte do tudo e do nada. O amor é a base de tudo, envolve a estrutura de todos os fatos no desenvolvimento.
2 - A PIEDADE - É o sentimento de devoção e...
Religião e família. - Pai Alex D'Oxalá -
É inquestionável que os templos espiritualistas hoje se tornaram grandes núcleos familiares.
Pais, filhos , irmãos, cônjuges ...todos se transformam em irmãos de fé quando vestidos de branco e descalços no chão de umban...
da buscam pela...
Umbanda na adolescência por Pai Alex d'Oxalá
Existe uma pergunta que sempre norteia as questões da espiritualidade:
A idade ideal para um médium iniciar suas atividades mediunicas. Entendendo que os assuntos do espirito devem vistos de vários ângulos e na adolescência ocorre a eclosão de...
Médiuns em desenvolvimento:
Da série Pai Alex responde:
Filho de santo: Pai Alex! O que deve fazer um médium em desenvolvimento?
Pai Alex: O medium em desenvolvimento precisa estar apto a aprender. Ouvindo , vendo e sentindo tudo que acontece durante esse período tão...
Você, que veio das estrelas e deu o grande mergulho no mundo de matéria, você, que veio das estrelas e, com o sacrifício de sua própria origem cósmica, abrigou-se num invólucro de carne.
Você, que veio das estrelas, e abandonou a realidade universal para habitar o mundo de ilusões.
Você, que...
Estava pensando nesses dias o que leva tantas pessoas a irem procurar um terreiro de Umbanda pra pedir o mal as nossas tão amigas e boas entidades?
Sabemos que falta informação e a sociedade entende como toda e qualquer manifestação espiritual com "macumba" expressão pejorativa que acabou se...
Escolha de um Sacerdote
Certo dia, num terreiro, com a morte de um sacerdote, foi preciso encontrar um substituto. Outro sacerdote convocou, então, todos os filhos para descobrir quem seria.
Com muita tranquilidade, falou:
- Assumirá o posto o filho que conseguir resolver primeiro...
OS QUATRO ELEMENTOS
- "Seja terra", disse o mestre. "A terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é
perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo".
"Seja água", disse o mestre. "A água...
Olá irmãos!
Setembro é um mês especial e onde a energia está sempre lá em cima em função da chegada da primavera, do despertar das flores e da renovação promovida pelo outono.
É o mês do renascimento representado pelas crianças. Afinal qual... o dia das crianças mesmo? 27 de setembro ou 12 de Outubro?
Para nós Umbandistas, dia da criança é todo dia pois essas energias estão muito presentes.
Agora nunca é demais falar sobre as manifestações infantis na UMBANDA.
Porém ainda existe muita confusão. O QUE É ERÊ ? O QUE É IBEIJI? QUEM É DOUM?
Nossa religião como já sabemos recebe uma forte influência do sincretismo. Dentro da Umbanda associamos a figura dos santos Católicos COSME e DAMIÃO as divindades africanas conhecidas como IBEIJIS.
Ibeiji ou Igbeiji são os orixás gêmeos da vida. Sendo que os itans contam que são dois as crianças ibeijis sendo a mais velha Taiwo e a mais nova Kehinde. Também contam as lendas que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Embora não apareça de forma física essa energia é muito cultuada e em espirito interage e se faz representar nas lendas.. Essa criança é chamada de DOUM ou IDOUWN, que personifica as crianças com até sete (7) anos, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Entre os adeptos da Umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Mas, embora não apareça de forma física, Doum também é venerado e respeitado como parte da família dos Ibejis, considerado “aquele que não veio”. Por isso, o mito de Doum também serve de consolo quando uma criança morre bebê ou ainda no ventre materno. Nesses casos, a partida é entendida como o retorno de um desses seres divinos ao mundo do qual não conseguiu se despedir.
Na Umbanda nos conhecemos como COSMINHOS ou como IBEIJIS os espíritos que utilizam da roupagem fluídica de crianças para o trabalho caritativo. Muitas casas também identificam esses espíritos como ERÊS.
Mas o que são os ERÊS?
O Ere, na verdade, é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Ere é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Ere conhece todas as preocupações do iyawo (iniciado no candomblé), também aí chamado de omon-tú ou "criança-nova". O comportamento do iniciado em estado de Ere é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iaô, segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas, chamado Panan ou Apanan.
Ou seja, trazemos forte influência do candomblé e a forma como nos referimos as entidades as vezes ganha uma interpretação própria, um carinho , uma identidade especial. A própria etmologia da palavra ERÊ vem de Irê que é brincadeira. Porém é um equivoco a um filho de umbanda de chamar seu espirito trabalhador da falange de Ibeiji de ERÊ, pois só conhece seu erê aquele que passa pelos rituais de iniciação no Candomblé.
O que pensam disso? Vamos falar sobre?