DICAS DA ALDEIA A COLUNA MENSAL SOBRE EVENTOS, LIVROS, CURIOSIDADES RELIGIOSAS, SHOWS. FIQUE LIGADO, TODO MÊS DICAS NOVAS PARA VOCÊ!
ENCONTRO CLUBE DOS OGAS
Casa Mater da Umbanda.
Berço da Aldeia Caboclo Pena Branca.
Lindo está ficando nosso gongá!
Parabéns a...
Para refletir...
Somos instrumentos da caridade divina.
E do mal que vibramos e desejamos ao próximo.
Não devemos nunca responsabilizar ou culpar quem quer que seja por nossos atos.
Precisamos valorizar o livre arbítrio e aceitar que faremos sempre o que nossa evolução moral e espiritual nos...
Confundir o médium com a entidade é um assunto que vejo com frequência nas listas de bate-papo, nos canais de chat ou até mesmo dentro de terreiros de Umbanda. Isso acontece tanto da parte do médium quanto da parte do consulente e, cabe a nós, como médiuns, evitar ao máximo que isso aconteça...
Umbanda, uma religião includente e democrática.
Como explicaríamos a nossa religião de uma forma simples e educativa?
Principalmente nós que somos tão seriamente perseguidos pelo preconceito e por equívocos de algumas correntes que nos confundem com feiticeiros e/ou praticantes de...
Dia de gira
Não é bom fazer comparações, mas se observarmos outras religiões vamos perceber que existe por parte dos fieis uma preparação para ir à missa, ao culto, a reza e etc.
É só passar em frente a uma Igreja, ou uma Sinagoga, ou uma Mesquita, ou um Templo de qualquer outra religião e...
Em 2015 nossa aldeia completa 6 anos de existência, faço 8 anos como sacerdote e 17 anos de história dentro da Religião. Em outros anos no ato de demonstrar agradecimento pela nossa trajetória falei muito de todos os tropeços e avanços que a ALDEIA passou nesses 6 anos de história e...
Facebook proibe postagens religiosas depois de críticas de grupos ateus
JULHO 8, 2015
E mais uma notícia para os que gostam de compartilhar a fé nas redes sociais. Em uma sessão a portas fechadas com os acionistas na terça-feira, executivos do Facebook criaram um conjunto de novas...
O ódio e a intolerância contra religiões afro-brasileiras fizeram mais uma vítima no Rio: uma menina de 11 anos, que levou uma pedrada na cabeça. O caso ocorreu no domingo à noite, na Avenida Meriti, na Vila da Penha, Zona Norte da cidade. Por volta das 18h30, após uma festa em um...
ATIVIDADES DOUTRINÁRIAS e de DESENVOLVIMENTO nos TERREIROS
A opção religiosa pela UMBANDA quase sempre é precedida de muitas manifestações de preconceito, de ignorância e de intolerância. Em todos os campos de nossa vida em algum momento veremos pessoas se manifestando contra nossa opção ou...
EU Médium
A mediunidade e os seus cuidados
Texto de Astolfo O. de Oliveira Filho
De Londrina-PR
I – Conceito de médium
1. Allan Kardec deu-nos a respeito do vocábulo médium dois significados:
“Todo aquele que sente,...
Olá irmãos!
Setembro é um mês especial e onde a energia está sempre lá em cima em função da chegada da primavera, do despertar das flores e da renovação promovida pelo outono.
É o mês do renascimento representado pelas crianças. Afinal qual... o dia das crianças mesmo? 27 de setembro ou 12 de Outubro?
Para nós Umbandistas, dia da criança é todo dia pois essas energias estão muito presentes.
Agora nunca é demais falar sobre as manifestações infantis na UMBANDA.
Porém ainda existe muita confusão. O QUE É ERÊ ? O QUE É IBEIJI? QUEM É DOUM?
Nossa religião como já sabemos recebe uma forte influência do sincretismo. Dentro da Umbanda associamos a figura dos santos Católicos COSME e DAMIÃO as divindades africanas conhecidas como IBEIJIS.
Ibeiji ou Igbeiji são os orixás gêmeos da vida. Sendo que os itans contam que são dois as crianças ibeijis sendo a mais velha Taiwo e a mais nova Kehinde. Também contam as lendas que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Embora não apareça de forma física essa energia é muito cultuada e em espirito interage e se faz representar nas lendas.. Essa criança é chamada de DOUM ou IDOUWN, que personifica as crianças com até sete (7) anos, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Entre os adeptos da Umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Mas, embora não apareça de forma física, Doum também é venerado e respeitado como parte da família dos Ibejis, considerado “aquele que não veio”. Por isso, o mito de Doum também serve de consolo quando uma criança morre bebê ou ainda no ventre materno. Nesses casos, a partida é entendida como o retorno de um desses seres divinos ao mundo do qual não conseguiu se despedir.
Na Umbanda nos conhecemos como COSMINHOS ou como IBEIJIS os espíritos que utilizam da roupagem fluídica de crianças para o trabalho caritativo. Muitas casas também identificam esses espíritos como ERÊS.
Mas o que são os ERÊS?
O Ere, na verdade, é a inconsciência do novo omon-orixá, pois o Ere é o responsável por muita coisa e ritos passados durante o período de reclusão. O Ere conhece todas as preocupações do iyawo (iniciado no candomblé), também aí chamado de omon-tú ou "criança-nova". O comportamento do iniciado em estado de Ere é mais influenciado por certos aspectos de sua personalidade que pelo caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Após o ritual do orúko, ou seja, nome de iaô, segue-se um novo ritual, ou o reaprendizado das coisas, chamado Panan ou Apanan.
Ou seja, trazemos forte influência do candomblé e a forma como nos referimos as entidades as vezes ganha uma interpretação própria, um carinho , uma identidade especial. A própria etmologia da palavra ERÊ vem de Irê que é brincadeira. Porém é um equivoco a um filho de umbanda de chamar seu espirito trabalhador da falange de Ibeiji de ERÊ, pois só conhece seu erê aquele que passa pelos rituais de iniciação no Candomblé.
O que pensam disso? Vamos falar sobre?