Procurar no site

Contacto

Pai Alex D'Oxalá

0XX (21) 979367573

aldeiapenabranca@gmail.com

Notícias

Trilogia Aldeia Pena Branca - 3 Anos em 26/07/2012

09-07-2012 16:00
  Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca – Uma História de Amor   Nossa Fraternidade iniciou seus trabalhos com 5 médiuns em 26/07/2009 em um Pequeno terreiro em Marechal Hermes no dia de Nanã Buruque, nossa Vovó de Umbanda, que nos ajudou com sua força da criação e...

Nem todos São da Umbanda

09-07-2012 14:50
   

O QUE É ARUANDA?

07-05-2012 20:57
Vamos lá! Pesquisem....vamos debater! Deixe sua resposta no link Livro de visitas, ou nos envie um post no link " Contatos"...vamos estudar juntos. Sua opinião é muito importante para nós! Só dividindo conhecimento vamos construir cada vez mais uma Umbanda Séria de Paz e amor! Paz e...

Eu sou umbandista e faço caridade

02-04-2012 21:19
      Tenho lido vários posts que dizem" Eu sou umbandista e faço caridade." Será que essas pessoas são tão pressunçosas a ponto de se acharem melhor que seus guias?Ou simplesmente não entendem que eles são apenas instrumentos da espiritualidade na manifestação da caridade...

ATÉ ONDE VAI SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO MEMBRO DE UMA CASA UMBANDISTA?

02-04-2012 21:17
      ATÉ ONDE VAI SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO MEMBRO DE UMA CASA UMBANDISTA? Deve haver dentro de cada um de nós, a consciência de que a nossa responsabilidade espiritual não se limita a “vestir o branco”, e participar das Sessões Espíritas. Temos que nos mostrar...

Não Confunda o médium com a entidade!

13-03-2012 17:55
  Não confunda o MÉDIUM com a ENTIDADE! É muito comum ver esse tipo de confusão sendo feita pelos consulentes, pessoas que vão ali no terreiro para conversar com as entidades, pedir conselhos ou apenas ouvir uma palavra de conforto pois, muitas vezes, elas fixam em suas cabeças a imagem...

Axé da Noite

14-02-2012 19:56
  Axé da Noite Axé a todos os "Seus" e a todas as "Marias"! Saravá Seu Tranca Rua...  Marabô, Sete Brasas, Tatá Caveira, Meia Noite, Arranca Tôco, Tiriri... Capa Preta! Mojubá Maria Mulambo...  Farrapo, Padilha, Rosa Vermelha, Menina, Navalha, Rainha, Sete Saias......

Curiosidades na Umbanda

01-01-2012 17:08
  OS 10 MANDAMENTOS DE UMBANDA:     Os 10 Mandamentos que governam a Umbanda são: 1) Sempre responder o mal com o bem; 2) A intolerância com a fraternidade; 3) A calúnia com o perdão; 4) A incredulidade com a fé; 5) A indiferença com a caridade; 6) A...

"Surra dos Guias?"

27-12-2011 21:06
  Muitos são os mitos que surgem dentro da Umbanda e a “surra” dos Guias é um deles.     Infelizmente esse mito insiste em perdurar no meio umbandista.   Várias são as pessoas que procuram terreiros ou se afastam da religião afirmando que a...

Feliz 2012 Axé!

27-12-2011 20:59
Mais um ano novo se aproxima... Todas as nossos sonhos, esperanças e desejos estão no ar. É tempo de renovar os votos da construção de um mundo melhor... É tempo de renovarmos a nossa fé em Olorum, nos Orixás, em nossos guias, mentores e protetores. É tempo de agradecer...   Obrigado...
<< 8 | 9 | 10 | 11 | 12 >>

Fanatismo Religioso

26-05-2011 11:01

 

Consequencias do Fanatismo 
 
 
Em qualquer religião, o fanatismo é condenável, principalmente na umbanda. Não me refiro à paixão extrema da sua religiosidade.
 
Alguns adeptos da umbanda não sabem separar a religião de seus afazeres tradicionais, como o trabalho, a diversão e a família. Por ser a umbanda envolvente e cheia de mistérios, provoca uma excessiva sede de vivê-la em todos os instantes. Nas minhas andanças pelo espiritismo, ganhei muita experiência para poder recomendar, principalmente aos jovens, uma observância severa no policiamento de suas atividades espirituais.
 
O estereótipo do fanático religioso fica por conta do Pedro José. Quando moço, fazia parte do terreiro em que eu trabalhava. Recém ingressado na maioridade civil, exorbitava com seu deslumbramento pelos mistérios da umbanda e pela impaciência no processo evolutivo da sua mediunidade. Só falava em umbanda. Sua noiva Dulce também componente do grupo, uma doce e bonita jovem, ainda com a graça dos dezoito anos, era sua companheira incondicional, acompanhando-o em todos os lugares, mesmo nos quais o assunto era a religião umbandista. Um grupo de pessoas, formada por casais e pessoas de meia idade, no qual eu me incluía, recebia sempre a visita do jovem casal. Aquilo me preocupava. Quando tive oportunidade, chamei-o para conversar. Recomendei:
 
- Pedro, não entenda errado o que vou dizer, mas gostaria muito, para teu próprio bem, que você não fosse mais com a Dulce nas nossas reuniões.
 
Ele pareceu surpreso. Indignado retrucou:
 
- Por que você disse isso? O que ela fez?
 
- Não distorça as coisas que te disse e ainda vou falar. Você não percebeu que nessas reuniões só existem pessoas com suas vidas familiares já definidas, e que se reúnem com o objetivo único para falarem sobre a umbanda? Vocês são jovens, noivos, e ela só está dentro da religião por imposição sua. Isso deve aborrecê-la.
 
Sempre disse que conselho dos mais velhos, não precisa ser acatado, mas deve, ao menos, ser considerado. Ele, ao contrário, estampou um largo sorriso, e se enchendo de empáfia, limitou-se a dizer:
 
- Fiz a cabeça dela. É uma umbandista convicta e adora as reuniões. Ela é até a cambone das minhas entidades.
 
Eu não conhecia o Pedro na intimidade. Nem podia, pois só falava dos exus, dos caboclos e dos orixás. Eu tentei convencê-lo, já com sarcasmo, diante de sua irredutível posição.
 
- Antes de mais nada, meus parabéns: você já tem entidades. – falei, ironizando sua assertiva ao mencionar "minhas entidades". – Mas aconselho, Pedro, vão assistir filmes nos cinemas, leve-a passear, ou vão dançar em uma discoteca, ou mesmo vão visitar amigos da tua geração.
 
Nada adiantou eu falar. Ele continuou, cada vez mais fanático e convencido que sua noiva gostava de sua egoísta programação religiosa. Fiquei preocupado, mas não me arrependi de ter dado esses conselhos ao Pedro. Alguns meses passados, ouvi tocar a campainha da porta da minha casa. Fui atender, era o Pedro. Já sentado no sofá da minha sala, ele era a expressão do sofrimento. Olhar triste, pestanas caídas, pálido e com olheiras marcadas. Perguntei, preocupado:
 
- Que aconteceu com você?.
 
- A Dulce desmanchou nosso noivado. Exclamou, desolado.
 
- Por quê?
 
- Não sei. Hoje, quando cheguei na casa dela, me disse que nosso relacionamento tinha acabado, por razões que não queria explicar.
 
- Posso fazer alguma coisa por vocês? Prontifiquei-me.
 
- Você pode conversar com ela? .
 
Prometi procurar a Dulce e tentar convence-la a reatar o compromisso com o desesperado Pedro. Só a procurei uns dias depois, esperando ela refletir bem sobre o assunto. Pelo telefone, nosso diálogo não foi produtivo:
 
- Dulce, é o Fernando. Soube que você rompeu o noivado com o Pedro. Vocês sempre deixavam transparecer muito amor e harmonia. Que aconteceu?
 
Devo ter mexido com os brios da Dulce. Ela, não se fazendo de rogada, foi categórica:
 
- Não agüento mais falar de umbanda. Não vou me casar com um homem que não sabe diversificar sua vida, ou ser agradável. Ele demonstra um egoísmo incomum. Que fique com uma pomba-gira qualquer e me deixe em paz. Asseverou, rancorosa.
 
Conversamos algumas banalidades e desligamos o telefone.
 
Liguei para o Pedro para dar conta do prometido. Ele, ansioso no telefone, perguntou:
 
- Ela contou porque brigou comigo?
 
- Foi teu fanatismo. Expliquei, lacônico.
 
De fato, não houve mais acerto entre os dois. Hoje estão em caminhos diferentes. Ele, ainda solteiro, abandonou a umbanda por desgosto, e ela constituiu uma família.
 
 

 O fanático não tem discernimento, pois se tivesse, não seria fanático, mas sim um livre pensador. Ou seja, uma pessoa interessante e criativa no mundo, com assuntos variados capaz de discutir sobre qualquer tema.

 

Autor desconhecido    - fonte: wwww.paimaneco.org.br