Diz-se, com freqüência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina
Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.
É comum observarmos irmãos umbandistas que quando perguntados sobre sua religião se dizem espiritas, isso as vezes procurando esconder sua opção religiosa devido ao grande preconceito e intolerância sofridos pela umbanda.
É muito comum observarmos casas que se intitulam de espiritismo umbandista ou de umbanda espirita e isso se explica a partir dos anos 40 quando as religiões afro eram muito perseguidas e era melhor na época que as casas fossem conhecidas como casas espiritas do que casas de umbanda pois o Presidente Getulio Vargas era simpatizante do espiritismo.
Podemos dizer que a UMBANDA é uma corrente de pensamento espiritualista baseada nos pontos concordantes e discordantes a seguir:
Vejamos as opiniões concordantes:
A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O Espiritismo é regido por um código de conduta e literaturas baseados na filosofia de ALLAN KARDEC.
A UMBANDA é regida por um código de conduta,tradição oral, baseados nas religiões de matriz afro, indigenistas, orientalistas e cristãs, onde são observados uma ritualista comum a todas, mas particularidades de acordo com a corrente professada por cada casa.
adaptado por Alex d'Oxalá
Fonte: Casa de Ismael
© 2011 Todos os direitos reservados.