https://www.youtube.com/watch?v=wFsXW0N0Pv4&feature=youtu.be
Olá irmãos e amigos do UMBANDA RIO e Site da Aldeia Pena Branca,
Admiro todas as iniciativas visando a promoção e divulgação da UMBANDA como religião, desfazendo equívocos, corrigindo falhas históricas e trazendo a reflexão temas de relevância visando a construção de uma verdadeira IDENTIDADE UMBANDISTA.
Percebemos uma série de vídeos no YOUTUBE falando sobre UMBANDA e um que me despertou a atenção é COMO LIDAR COM PAIS E FAMILIARES AO REVELAR A SUA OPÇÃO RELIGIOSA?
Um dos vídeos que assistimos é do já conhecido na rede como GRIN XANGÔ e ele nos faz refletir sobre muitos aspectos de nossa religião:
O vídeo explora de forma muito engraçada a maneira como um jovem revela ao seu pai que está ”saindo do armário”, em um momento de rebeldia jovem, onde se revelam como forma de contestar a autoridade dos pais, ou simplesmente buscar o oculto por curiosidade subvertendo a “ORDEM” estabelecida.
No contexto social aceitável seria muito natural que um jovem se revelasse EVANGÉLICO ou CATÓLICO e nas hipóteses citadas o jovem teria total apoio, pois essa conduta revelaria uma elevação dos valores morais, dos valores familiares e por consequência esse jovem estaria protegido do “MUNDO”.
A UMBANDA por ser uma religião, por um lado infelizmente muito mal conduzida por alguns sacerdotes e por outro lado conduzida nos porões, nos fundos dos quintais, de forma marginal não concebemos nossos filhos e familiares dentro de um terreiro de “MACUMBA” praticando o mal, praticando BAIXA MAGIA.
Tudo começa na nossa aceitação. E começa de dentro pra fora. As religiões deverão promover mudanças, reformas intimas, de encontro com nossa essência e por consequência com a espiritualidade. No vídeo o jovem automaticamente associa o uso do álcool e do fumo a religião, por consequência todos os praticantes da religião são usuários de álcool, drogas, mesmo sendo permitidas.
A forçosa e equivocada associação de espíritos de exus e pombas giras ao diabo cristão e por consequência espíritos enviados a TERRA para a prática do mal, quando sabemos que tudo que na TERRA existe é criação divina.
Outra maneira muito usada para comunicar a sua opção religiosa a seus familiares é que somos ESPIRITAS, ou que frequentamos um CENTRO que logo dá a impressão de que somos KARDECISTAS. É importante que esclareçamos que A RELIGIÃO É ESPIRITA e KARDEC ou KARDECISTA é a corrente filosófica do codificador.
Pra muitos Tenda Espirita ou Centro Espirita são apenas casas de prática ESPIRITA, quando percebemos muitos trabalhos de UMBANDA nesses ambientes pois não entendemos formas distintas de espiritualidade e sim formas diferentes de trabalho.
Não pedimos aceitação. Pedimos respeito.
Só pode pedir respeito quem se faz por respeitar, em gestos e atitudes.
Pense nisso antes de comunicar sua opção religiosa a seus familiares. Seja o exemplo de mudança interior e mostre o quanto a UMBANDA é positiva e como ela influencia a vida a seu redor, inclusive no seu convívio familiar
Pai Alex D'Oxalá.
UMBANDISTA | Umbanda Rio | Fraternidade Umbandista Aldeia Caboclo Pena Branca | Pai Alex D'Oxala
© 2011 Todos os direitos reservados.