Diz-se, com freqüência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina
Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e...
Todos nós sabíamos que isso iria acontecer.
São muitos os relatos de agressão e intolerância e agora não faltasse mais nada eles estão montando um exercito.
Quem monta um exército quer o que dele?
Demonstrar força. Promover a opressão.
E nós que pregamos o amor e a caridade o que faremos?
Se...
A mais pura verdade!
QUANDO ACABA UM TERREIRO DE UMBANDA
UM TERREIRO de Umbanda acaba quando a vaidade é maior que a caridade;
UM TERREIRO de Umbanda acaba quando a fofoca e a intriga são maiores que o estudo e a disciplina;
UM TERREIRO de Umbanda acaba quando a maledicência fala mais alto que a...
CANSAÇO DO FIM DO DIA
(vampiros de energia)
Não temos como negar, na maioria dos dias, ao final da tarde, normalmente nos sentimos esgotados.
É comum vir aquele cansaço, aquela tensão, até uma dorzinha de cabeça e mal estar estomacal.
Também vem a falta de paciência e o...
Salve, Salve! De volta a assuntos polêmicos, Hoje eu vou falar sobre Ogã... Quantos mitos estão sendo criados em torno dessa figura, que é sim muito importante. Porém, todo direito exige deveres.
O Ogã é uma figura protetora, que zela pelo bem-estar do Egbé...
Ejó...
Fofocas...
Seu terreiro passa por isso?
Como acabar com essa praga que atormenta e desagrega a todos?
Bom dia povo de umbanda!
Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso.
Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era...
Olá irmãos!
Setembro é um mês especial e onde a energia está sempre lá em cima em função da chegada da primavera, do despertar das flores e da renovação promovida pelo outono.
É o mês do renascimento representado pelas crianças. Afinal qual... o dia das crianças mesmo? 27 de setembro ou 12 de...
Há 5 anos atrás tudo era incerto...
Há 5 anos atrás era tudo um sonho...
Acreditar não era suficiente
Querer não era suficiente...
Seria necessário UNIÃO, FORÇA, FÉ e muita CORAGEM!
Teriamos de ousar...
Enfrentar todas as barreiras...
Barreiras dentro de nós, barreiras que estavam diante de...
Quando se está na assistência tudo é lindo.
E depois que entramos pra casa?
E depois que passamos a fazer parte da corrente?
Continua lindo?
ATE AONDE VAI A SUA FÉ:
Tenho visto nesta minha caminha o grande numero de pessoas que entra e sai de um terreiro, pois bem eu...
O Médium folgado aparece de vez em quando. É o último a chegar e o primeiro a ir embora. Sempre com uma boa desculpa na ponta da língua. Chega no templo, troca de roupa, põe a fofoca em dia e vai para corrente. Corpo físico e vaidade presentes, espírito e caridade ausentes. Bate a cabeça diante do congá, mas a sua cabeça está em outro lugar... repete mecanicamente os pontos cantados feito robô ou papagaio, sem sentir a emoção sagrada que abre os portais do coração para as dimensões superiores da vida. Durante os trabalhos, confunde as sábias intuições do Guia (que por um extremo de compaixão AINDA o acompanha, sabe Deus até quando...) com o lixo venenoso de seu subconsciente. Resultado: passes energéticos precários, consultas e conselhos estúpidos... coitados dos consulentes! Trabalho extra para os trabalhadores invisíveis da casa. Coitados também dos outros médiuns, esses sérios e responsáveis, que são obrigados a triplicar sua doação de energia na sustentação da corrente para compensar a negligência do médium folgado, insensato e leviano. Terminada a gira de atendimento, lá vai o médium para o vestiário se trocar rapidinho.
Varrer o chão do terreiro? Tirar o lixo dos banheiros? Ajudar os demais companheiros? Acertar as mensalidades em atraso? Que nada! " Tem um montão de médium aí à toa para cuidar disso. Melhor sair de fininho, pois tenho outro compromisso!". Ao sair para rua, sente uma coisa estranha: um peso desagradável nos ombros acompanhado de súbita confusão mental, uma sensação de vazio interior indefinível... lá vai o médium folgado arrastando atrás de si feito um imã humano vários " kiumbas folgados" barrados na triagem vibratória feita pelos guardiões astrais na "porteira" do templo. Todos eles pagando carona em seu campo áurico totalmente desequilibrado e "folgado". "Punição divina?" "Castigo de Orixá?" Bobagem, meus caros! É apenas aplicação pura e simples da Lei. Neste caso, a Lei das afini - dades. Ao contrário do "médium folgado" e seus colegas astrais igualmente folgados, a Lei não folga.
A Lei não dorme. "Cada um recebe o que merece. E merece o que recebe"... Não está longe o dia em que o médium folgado sairá deste templo de Umbanda falando mal de seu dirigente, do corpo mediúnico, dos consulentes, dos guias e protetores que lhe deram amorosa acolhida e oportunidade de serviço regenerador... ele logo partirá em busca de outro lugar, crença ou distração que lhe forneça apenas os benefícios passageiros do "entretenimento" em vez dos benefícios permanentes do "comprometimento".
Mensagem do Sr. Exú Marabô recebida pelo médium Vanderlei Alves.