Procurar no site

Contacto

Pai Alex D'Oxalá

0XX (21) 979367573

aldeiapenabranca@gmail.com

Notícias

Quizz Umbanda - Responda o nosso teste - veja as regras da Brincadeira

31-03-2011 15:37
  Irmão Umbandista não deixe de responder o nosso Quizz Umbanda, nos envie as respostas através do Link "envie sugestões e comentários", ou através do e-mail: aldeiapenabranca@gmail.com. Todas as respostas serão corrigidas pelo Pai Alex D'Oxalá! Os irmãos que acertarem serão presenteados...

Quem espera sempre alcança - Desenvolvimento Mediunico

16-03-2011 19:56
  Quem espera sempre alcança - Desenvolvimento Mediunico   A pressa é inimiga da compreensão É impressionante a pressa que alguns médiuns iniciantes tem, em mal entrar em um Terreiro de Umbanda, e já "sair incorporando". Entendemos a pressa do médium em "começar a fazer caridade", mas...

Como funcionam os Chakras?

16-03-2011 19:36
Chakras   De acordo com a filosofia Hindu, o ser humano tem 3 corpos espirituais:  - Perispirito - Duplo etérico – corpo semi-material e semi-espiritual - Corpo físico     A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro ou plexo. Nesta forma eles são...

Ervas

23-02-2011 17:06
  Estudo sobre ervas               Na Umbanda e no Candomblé usam-se os banhos e amacis, para se firmar as energias dos médiuns. Até mesmo em culturas antigas se usavam além de incensos muitas essências especiais. Até mesmo nos...

Umbanda uma religião includente e democrática

09-02-2011 16:17
Umbanda, uma religião includente e democrática.   Como explicaríamos a nossa religião de uma forma simples e educativa?   Principalmente nós que somos tão seriamente perseguidos pelo preconceito e por equívocos de algumas correntes que nos confundem com feiticeiros e/ou praticantes de...

Site aberto ao público

04-01-2011 17:58
É com muito orgulho que a nossa página de Internet foi lançada hoje. Através dela pretendemos divulgar a nossa querida Umbanda, e levar até os nossos irmãos, informações sobre nosso trabalho e sobre a nossa religião. Postaremos Artigos, trabalhos de pesquisa dos médiuns e apostilas. Contamos com...
<< 8 | 9 | 10 | 11 | 12

A Mística do número 13

11-03-2013 13:12

A MÍSTICA DO NÚMERO 13

Essa matéria é uma das mais curiosa, afinal desde sempre a gente ouve que o número 13 da sorte ou azar, que sexta-feira 13 é um dia que tem de sair bem atento onde infelizmente usam o termo "As Bruxas estão a solta" e, é muito comum associarmos este número com as antigas superstições ligadas a gato preto, bruxas, maus auspícios e até tragédias.

Então, pensei vou querer saber de respostas sobre esse número, e encontrei textos ricos de informações. Como a "grande maioria das pessoas" pensam que é um número negativo eu venho trazer o outro lado, ‘o positivo’ deste número e das sextas-feiras 13 que sempre são polemicas.

Eu sempre prefiro utilizar a energia deste dia para potencializar e fortalecer meus trabalhos espirituais. Mas, afinal, o que faz do 13 um número tão temido? Vamos conhecer?

O número 13 sempre teve um significado especial, nas mais diferentes civilizações. Mas, para compreender este número, temos que entender antes o significado do número 12.

Muitos mitos, deidades e heróis aparecem na quantidade de 12 (12 profetas, 12 sábios, as 12 tribos de Israel, os 12 signos do zodíaco, as 12 horas, 12 = uma dúzia).

O 12 encerra um sistema completo, coeso e perfeito. O 12 passa a idéia de segurança, de algo que está estruturado, perfeito e inviolável.

O 13, então, significa a ruptura de tudo isso, a transformação (destruição). Após essa mudança, é possível continuar a evolução.

O 13, como transformação, passa a idéia do desconhecido e, por isso, ele traz o "medo".O número 13 sempre foi temido e evitado.

Acreditava-se que até sua simples citação poderia trazer má sorte. Por isso, nos contos de fadas das histórias infantis, o número 13 nunca era dito e era uma grande surpresa abrir a porta que sucedia a porta número 12.Ninguém sabia o que esperar. Um dragão? O vilão? A bruxa má?Abrir a porta, após o número 12, significava destruir o que estava perfeito e estar fora de controle.

A superstição de evitar 13 convidados à mesa veio da era cristã, pois transgrediu a perfeição do número 12, eram 13 à mesa, quando Judas traiu Jesus. Daí mais ainda a aversão ao número 13.

Mas, a idéia de não juntar 13 à mesa é mais antiga e remonta à tradição de países nórdicos.

Diz a lenda que um banquete para 12 Deuses, no Valhalla (o paraíso escandinavo), provocou a ira do Deus do Fogo, Lóki, porque ele não tinha sido convidado. Enciumado, ele teria armado uma cilada para o Deus do Sol, Baldur, favorito de Odin, o Deus dos Deuses.

A superstição e o medo deste número vai mais além como em alguns países, hotéis e prédios não têm 13º. andar, nem o número 13 em assentos de teatro e plataformas de trem.

Existe até a fobia do número 13, que recebe o nome de Triskaidekaphobia (parece até um palavrão rsrsrs).

Exemplos de Pessoas Nascidas no dia 13 O cantor e compositor Stevie Wonder, Thomas Jefferson (presidente dos Estados Unidos), Gary Gasparov (um dos maiores campeões de xadrez de todos os tempos), L.Ron Hubbard (fundador da Cientologia) e Margaret Thatcher (primeira-ministra da Inglaterra considerada a mulher mais influente do século 20).

Vale Lembrar que O Papa João Paulo II faleceu na 13° semana do ano.

Conclusão

É importante explicar que o número 13 não indica o fim, mas sim a Transformação e o Renascimento.

No judaísmo, 13 é a idade da maturidade para os meninos. As pessoas nascidas em um dia 13 são capazes de transformar radicalmente as suas vidas e o ambiente onde vivem.

Sexta-Feira 13 Este dia está associado a evolução de todo ser humano individualmente, mas, para a sociedade, pode representar agitação excessiva. Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como "o dia do azar" ou de "usar amuleto no bolso".

O treze corresponde a letra hebraica Mem, que representa o Renascimento e a Liberdade. Esta superstição também está associada ao fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os Templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria.

A superstição que envolve a Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a Sexta-feira 13 em um momento onde as pessoas deveriam tomar mais cuidado.

A sexta-feira, por ser o dia de Frigga, a Deusa Bruxa do panteão nórdico, acabou associada à má sorte, pelas culturas cristãs, por isso o termo vindo de uma crença européia que nas "Sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas".

O 13 assumiu um significado negativo, na crença popular. Acabou por ter uma relação com o fim, com a morte.Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades.

A palavra superstição primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos.Quem comemora o aniversário em uma Sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos Anjos e da Sorte.

Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação.

Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos "sortudos".

Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nossa forma-pensamento se fortalece.

O 13 foi difamado de propósito para que as pessoas não viessem se beneficiar da mágia que ele contém, que aliás como tantas "outras coisas" que viraram superstição pela ignorância e falta de conhecimento. Espero que tenham gostado…

Um grande Abraço e muita energia do 13 para todos nós!

www.facebook.com/casadepretovelho