Procurar no site

Contacto

Pai Alex D'Oxalá

0XX (21) 979367573

aldeiapenabranca@gmail.com

Notícias

EGUM X KIUMBA

27-01-2014 00:09
                                 

MÉDIUM FOLGADO....

27-01-2014 00:06
 

UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS

17-12-2013 16:35
UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS - Inédito, do livro “Um pedaço de chuva no bolso” - José Geraldo Neres. UM OCEANO SEPARA MEUS BRAÇOS   Sou os pés descalços a perambular Palmares. A molhar a terra com o suor: as lágrimas são bichos incansáveis, e não servem para plantação. Os pés dançam,...

Sinopse do Livro Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio

17-12-2013 16:26
Sinopse - Deuses de dois mundos - O livro do silêncio - PJ Pereira Na África ancestral, Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, não entende por que seus instrumentos se calaram. Nos dias atuais, um jovem jornalista se aventura pelas ruas de São Paulo, tentando fugir de uma missão que não...

Feliz Natal e 2014 que venha cheio de Axé!

08-12-2013 10:04
    Irmãos e amigos da Aldeia Temos muito a agradecer. Nosso ano de 2013 foi um ano de muitas provações, de muita luta e de muitas vitórias. Por isso nossa mensagem de fim de ano não poderia deixar de ser uma prece. Pai da criação, Deus de bondade e luz que tudo clareia; Nesse momento me...

SOU MÉDIUM UMBANDISTA COM MUITO ORGULHO

03-12-2013 20:17
  Sou igual a você, a gente acorda e dorme, Chora e sorri,  Briga e namora, Anda de bicicleta e faz amor, Se joga na vida e espera o melhor que ela possa nos dar,  Acreditamos em DEUS, em JESUS e em nossos guias e ORIXÁS, E sabemos que DEUS nos ama, como ama você também, pois ele...

SE VOCÊ É MÉDIUM...

03-12-2013 20:11
    Se você é um médium... Se você é um médium que, ao terminar os trabalhos, sente uma alegria enorme não se importando se trabalhou incorporado ou se “apenas” ajudou na organização da casa. Se você sente-se honrado por ter a oportunidade de sentir a presença dos maravilhosos Pretos...

ÉTICA UMBANDISTA NA INTERNET

03-12-2013 19:56
          A internet definitivamente é um veículo de alcance incomensurável e sendo usado da forma correta trará uma grande contribuição a promoção e conscientização dos seguidores de Umbanda. Porém infelizmente são tantos os canais, tanta informação, tanta...

DESPACHOS OFERENDAS E A LIMPEZA DO ESPAÇO PUBLICO. LIXO NO LIXO

29-10-2013 23:00
                    DESPAÇHOS, OFERENDAS E A LIMPEZA DO ESPAÇO PÚBLICO         É uma prática das religiões afro brasileiras a entrega de Oferendas e a Realização de Despachos. O significado das duas coisas é bem diferente e a...

Exu Caveira

29-10-2013 22:58
O mistério EXU CAVEIRA Muito já se ouviu falar sobre esse poderoso guardião, mas sempre todos os textos que se referem a ele vêm recobertos de muita mística e pouco significado. Muitos são os médiuns que ainda sentem estranheza e medo dessa manifestação quando ela deveria ser acompanhada do...
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>

Fanatismo Religioso

26-05-2011 11:01

 

Consequencias do Fanatismo 
 
 
Em qualquer religião, o fanatismo é condenável, principalmente na umbanda. Não me refiro à paixão extrema da sua religiosidade.
 
Alguns adeptos da umbanda não sabem separar a religião de seus afazeres tradicionais, como o trabalho, a diversão e a família. Por ser a umbanda envolvente e cheia de mistérios, provoca uma excessiva sede de vivê-la em todos os instantes. Nas minhas andanças pelo espiritismo, ganhei muita experiência para poder recomendar, principalmente aos jovens, uma observância severa no policiamento de suas atividades espirituais.
 
O estereótipo do fanático religioso fica por conta do Pedro José. Quando moço, fazia parte do terreiro em que eu trabalhava. Recém ingressado na maioridade civil, exorbitava com seu deslumbramento pelos mistérios da umbanda e pela impaciência no processo evolutivo da sua mediunidade. Só falava em umbanda. Sua noiva Dulce também componente do grupo, uma doce e bonita jovem, ainda com a graça dos dezoito anos, era sua companheira incondicional, acompanhando-o em todos os lugares, mesmo nos quais o assunto era a religião umbandista. Um grupo de pessoas, formada por casais e pessoas de meia idade, no qual eu me incluía, recebia sempre a visita do jovem casal. Aquilo me preocupava. Quando tive oportunidade, chamei-o para conversar. Recomendei:
 
- Pedro, não entenda errado o que vou dizer, mas gostaria muito, para teu próprio bem, que você não fosse mais com a Dulce nas nossas reuniões.
 
Ele pareceu surpreso. Indignado retrucou:
 
- Por que você disse isso? O que ela fez?
 
- Não distorça as coisas que te disse e ainda vou falar. Você não percebeu que nessas reuniões só existem pessoas com suas vidas familiares já definidas, e que se reúnem com o objetivo único para falarem sobre a umbanda? Vocês são jovens, noivos, e ela só está dentro da religião por imposição sua. Isso deve aborrecê-la.
 
Sempre disse que conselho dos mais velhos, não precisa ser acatado, mas deve, ao menos, ser considerado. Ele, ao contrário, estampou um largo sorriso, e se enchendo de empáfia, limitou-se a dizer:
 
- Fiz a cabeça dela. É uma umbandista convicta e adora as reuniões. Ela é até a cambone das minhas entidades.
 
Eu não conhecia o Pedro na intimidade. Nem podia, pois só falava dos exus, dos caboclos e dos orixás. Eu tentei convencê-lo, já com sarcasmo, diante de sua irredutível posição.
 
- Antes de mais nada, meus parabéns: você já tem entidades. – falei, ironizando sua assertiva ao mencionar "minhas entidades". – Mas aconselho, Pedro, vão assistir filmes nos cinemas, leve-a passear, ou vão dançar em uma discoteca, ou mesmo vão visitar amigos da tua geração.
 
Nada adiantou eu falar. Ele continuou, cada vez mais fanático e convencido que sua noiva gostava de sua egoísta programação religiosa. Fiquei preocupado, mas não me arrependi de ter dado esses conselhos ao Pedro. Alguns meses passados, ouvi tocar a campainha da porta da minha casa. Fui atender, era o Pedro. Já sentado no sofá da minha sala, ele era a expressão do sofrimento. Olhar triste, pestanas caídas, pálido e com olheiras marcadas. Perguntei, preocupado:
 
- Que aconteceu com você?.
 
- A Dulce desmanchou nosso noivado. Exclamou, desolado.
 
- Por quê?
 
- Não sei. Hoje, quando cheguei na casa dela, me disse que nosso relacionamento tinha acabado, por razões que não queria explicar.
 
- Posso fazer alguma coisa por vocês? Prontifiquei-me.
 
- Você pode conversar com ela? .
 
Prometi procurar a Dulce e tentar convence-la a reatar o compromisso com o desesperado Pedro. Só a procurei uns dias depois, esperando ela refletir bem sobre o assunto. Pelo telefone, nosso diálogo não foi produtivo:
 
- Dulce, é o Fernando. Soube que você rompeu o noivado com o Pedro. Vocês sempre deixavam transparecer muito amor e harmonia. Que aconteceu?
 
Devo ter mexido com os brios da Dulce. Ela, não se fazendo de rogada, foi categórica:
 
- Não agüento mais falar de umbanda. Não vou me casar com um homem que não sabe diversificar sua vida, ou ser agradável. Ele demonstra um egoísmo incomum. Que fique com uma pomba-gira qualquer e me deixe em paz. Asseverou, rancorosa.
 
Conversamos algumas banalidades e desligamos o telefone.
 
Liguei para o Pedro para dar conta do prometido. Ele, ansioso no telefone, perguntou:
 
- Ela contou porque brigou comigo?
 
- Foi teu fanatismo. Expliquei, lacônico.
 
De fato, não houve mais acerto entre os dois. Hoje estão em caminhos diferentes. Ele, ainda solteiro, abandonou a umbanda por desgosto, e ela constituiu uma família.
 
 

 O fanático não tem discernimento, pois se tivesse, não seria fanático, mas sim um livre pensador. Ou seja, uma pessoa interessante e criativa no mundo, com assuntos variados capaz de discutir sobre qualquer tema.

 

Autor desconhecido    - fonte: wwww.paimaneco.org.br